Leite materno e prevenção de doenças

importância da amamentação

🤱 Por incrível que pareça, fui questionada recentemente sobre os benefícios do leite materno…ai resolvi fazer esse post com muito embasamento científico sobre UM dos pilares dos benefícios do LM: a prevenção de doenças.

O aleitamento materno exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida de um bebê oferece benefícios de curto e longo prazo que protegem as crianças contra muitas doenças infantis, além de proporcionar efeitos protetores na vida adulta.
No caso de desenvolvimento cognitivo, infecções gastrointestinais e obesidade, foram observados efeitos dose-dependentes (ou seja, a duração do aleitamento também impacta).

📗 Bebês que foram amamentados por mais de 4 meses tiveram uma redução significativa no sobrepeso e obesidade na idade de 7-10 anos em comparação com aqueles que não foram amamentados ou amamentados por menos de 4 meses (Grube et al. 2015).

📗 Efeitos dose-dependentes da amamentação na obesidade também foram observados. Para cada semana que uma criança foi amamentada, o risco de obesidade aos dois anos diminuiu 0,82% (Modrek et al. 2016).

📗 Existe um grande conjunto de evidências para um efeito protetor da amamentação contra a diarreia. A evidência de uma relação dose-resposta também foi estabelecida (Turin & Ochoa 2014).

📗 A amamentação fornece um nível significativo de proteção contra infecções respiratórias, com resultados sugerindo proteção não apenas contra a manifestação da infecção respiratória, mas também contra a gravidade da infecção (Horta & Victora 2013).

📗 A amamentação tem se mostrado associada ao melhor desenvolvimento cognitivo na infância. O aleitamento materno tem sido positivamente associado aos escores de QI na infância e adolescência (Victora et al. 2016) e ao desenvolvimento da linguagem na segunda infância (Whitehouse et al. 2011).

📗 É provável que o aleitamento materno também exerça efeito protetor para diabetes tipo 2, hipertensão e asma.

Sem falar nas vantagens para a saúde materna, aspectos emocionais, etc…
Tá bom ou precisa de mais? rs