Qual filtro solar é mais indicado para bebês?

A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria orientam evitar a exposição direta ao sol em crianças abaixo de 6 meses, devendo utilizar protetores mecânicos como sombrinhas, guarda-sóis, bonés e roupas de proteção UV.

Entre 6 meses e 2 anos de vida, o uso de filtros solares físicos/minerais deve ser incentivado. A designação de filtro solar “mineral” vem descrita na embalagem do produto. Eles formam uma barreira que reflete os raios UV.

Esse tipo de protetor solar é o mais indicado, e os mais seguros em qualquer idade, pois não são absorvidos e causam menos alergias.

Alguns exemplos👇🏻:

Bioré Kids, Isdin Pediatrics Mineral, Verdi Natural, Aveeno baby mineral….

É aceitável o uso, mas não é o mais indicado, nesta faixa etária, de produtos que contenham uma combinação de filtros físicos e químicos. Os filtros químicos podem ser absorvidos na circulação e tem maior potencial alergênico. Após os 2 anos, já poderiam ser usados com mais tranquilidade.

Exemplos 👇🏻:
Mustela, Episol Infantil, La Roche Posay…

Atenção: a exposição excessiva ao sol na primeira infância está associada ao aumento do risco de câncer de pele no futuro.

Vocês sabiam dessas diferenças? Todo mundo preparado para o verão?

Siga o meu perfil no Instagram: instagram.com/dra.barbara.gazzinelli