Essa semana recebi muitas perguntas pedindo dicas de protetores solares para os bebês. Aqui está um resumão pra vocês salvarem.
Os protetores solares podem ser de 2 tipos principais:
🧴 filtros físicos/minerais: formam uma barreira física na pele (e fica mais “branquinho” e pode ser mais difícil de espalhar), que reflete os raios UV. Não são absorvidos na pele e, por isso, são mais seguros em qualquer faixa etária e têm menor potencial de causar alergias.
🧴 filtros químicos: substâncias que absorvem a radiação solar transformando-a em calor ou luz. Podem ser absorvidos pelo organismo, e tem maior potencial causar alergias. Espalha mais fácil.
🧴 combinação dos dois
A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria liberam o uso de protetor solar após os 6 meses de idade, devendo os físicos serem usados até pelo menos os 2 anos.
Se for escolher um filtro químico, tente aguardar os 2 anos, e opte pelos sem perfume e sem alguns ingredientes polêmicos.
E pra qualquer idade, é importante ter as outras formas de proteção solar: óculos de sol, chapéu, roupa com proteção UV, barraca, e evitar excessos e aquele horário de sol mais crítico (10-15h).